O que é um código de empresa portuguesa (CEP)?
É uma estrutura numérica que identifica a nível global uma organização, com um número de dígitos que pode variar entre 7 e 11. Os três primeiros constituem o prefixo de país, que em Portugal é o 560. O CEP é utilizado para construir códigos de identificação internacionalmente aceites, permitindo a circulação física de qualquer artigo em qualquer ponto de venda e em qualquer etapa do circuito comercial.
{relacionados}
É possível reduzir o tamanho?
Não. Este procedimento retira eficiência aos leitores ópticos.
E é possível alterar a cor?
Também não, porque algumas combinações de cores podem inviabilizar a captura automática da informação. A principal recomendação recai no branco e no preto para fundo e barras, respectivamente. Existe ainda a opção de usar cores escuras para as barras (preto, castanho-escuro, verde-escuro, azul-escuro) e de cores claras para o fundo (branco, amarelo).
O que significam os números por baixo das barras?
São a tradução numérica do código representado pelas barras e pelos espaços do código de barras (CB). A sua representação é obrigatória, de acordo com as regras do Sistema GS1. São um meio de recurso, no caso de uma falha na leitura automática do código de barras.
Como são atribuídos os códigos de barras aos produtos?
O código de barras para produtos de peso fixo é atribuído pela própria empresa. No entanto, é recomendado que não exista nenhuma associação significativa, isto é, pretende-se que os números do CB atribuído a um produto não tenham nenhum significado especial. O código de barras para produtos de medidas variáveis é atribuído caso a caso pela GS1 Portugal.







