O que vai acontecer em Paris?
Entre o dia 30 de Novembro e o dia 12 de Dezembro, a capital francesa vai reunir líderes de 195 países com o objectivo de discutir um possível acordo para reduzir as emissões de gases, com o fim de suavizar os efeitos devastadores das alterações climáticas.
{relacionados}
Porquê agora?
Porque os actuais compromissos terminam em 2020. Por isso em Paris é esperado que os países cheguem a um compromisso, pelo menos para a década seguinte.
Porque é tão importante?
De acordo com vários especialistas, se a emissão de gases continuar a subir, os danos tornar-se-ão catastróficos e irreversíveis. Se seguirmos a trajectória actual, a temperatura média vai subir 5oC durante este século. O objectivo é fazer com que não suba mais de 2ºC. Parece pouco, mas fará uma enorme diferença para o planeta. Por exemplo, a diferença de temperatura entre a época da última glaciação e a actual é de apenas 5ºC. Pequenas diferenças de temperatura têm um impacto gigante na Terra.
Então porque não se chegou a um acordo antes?
A discussão das alterações climáticas dura há mais de 20 anos, desde que se começou
a relacionar o aquecimento global com o dióxido de carbono. No entanto, e apesar de compromissos pontuais, nunca se chegou a consenso nesta matéria.