Marques Mendes defende que Rui Rio não tem condições para ser candidato à presidência da República. O ex-líder do PSD apoia a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa e lançou o nome de Rio para presidente do Tribunal de Contas. "Tem mais que perfil", defendeu Mendes, no comentário na SIC.
O ex-líder do PSD entende que Rui Rio "não tem grandes condições para ter sucesso" se entrar na corrida a Belém. "Se surgir agora vai aparecer como divisor. Parece que está a dividir aquilo que está a correr bem". Marcelo apresentou esta semana a candidatura à presidência da República, enquanto Rui Rio ainda não revelou se entra ou não na corrida.
O comentador realçou que Rui Rio tem "qualidades", mas este não é "o momento" para avançar com uma candidatura.
Marques Mendes defende ainda que se o PS fizer uma coligação com o PCP e o BE está a cometer um "suicídio" político. "Se alinhar num governo a três é um suicídio para ele [António Costa] e para o PS", diz o conselheiro de Estado.
Mendes acredita que um governo de esquerda não duraria muito tempo e seria "um brinde para a coligação. "A coligação conseguiria uma maioria absolutíssima", disse Marques Mendes, convicto de que António Costa está a conversar com a esquerda com o objectivo de "ganhar condições para exigir mais à coligação".