Bruxelas. Dias gregos até Domingo

Bruxelas. Dias gregos até Domingo


Eurogrupo, Cimeira Europeia, encontros com partidos políticos sucedem-se até domingo. Segunda-feira é uma incógnita


Os encontros começam já esta quinta-feira, 9 de Julho. Jean-Claude Juncker encontra-se com os partidos da oposição grega para perceber se vai ser possível chegar ou não a acordo com Atenas até domingo. O presidente da Comissão Europeia deu ao executivo helénico até às 23 horas de hoje, hora de Lisboa, para entregar a lista de propostas final aos parceiros europeus.

Entretanto, amanhã Juncker continuará os encontros com os partidos da oposição, enquanto se espera que os líderes europeus comecem a olhar para a proposta de Atenas. A Reuters anunciava esta manhã que no Sábado os ministros das finanças do euro estariam a preparar um encontro para falar da Grécia, e que anteciparia as reuniões de Domingo.

Dia 12 é 'Dia D' para a Grécia, numa altura em que a Europa já admitiu ter um plano preparado para o caso de a Grécia abandonar a moeda única, se tudo falhar: a uma reunião do Eurogrupo, às 15h de Bruxelas, segue-se uma Cimeira Europeia extraordinária, marcada para as 18 horas, e onde têm obrigatoriamente que ser tomadas decisões. Os bancos gregos estão fechados há praticamente duas semanas, desde dia28 de Junho, sob um apertado programa de controlo de capitais, enquanto não chega mais dinheiro aos cofres de Atenas. Fonte oficial do ministério das Finanças grego informou ontem que as instituições financeiras só reabrem segunda-feira, depois de se ter esperado que fossem reabrindo durante esta semana.