O referendo deste domingo, independentemente do resultado, marcará a entrada da crise europeia numa nova etapa depois de vários anos dedicados às políticas de austeridade – que até poderão continuar, apesar do crescente número de vozes a opor-se à receita escolhida pela Europa para lidar com a crise.
"Todos os olhos vão estar na Grécia, da Europa e mesmo do globo", referiu esta sexta-feira Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, sobre o referendo de 5 de Julho.
Para acompanhar o dia do referendo eis alguns detalhes importantes a ter em atenção. Uma nota: todos os horários referem-se à hora de Lisboa, menos duas que em Atenas.
Quando
As urnas vão abrir às 5h da manhã, devendo fechar às 17h. As primeiras sondagens à boca das urnas podem ser divulgadas pouco depois das 17h, desde que alguma das respostas surja com uma vantagem assinalável – cerca de quatro pontos.
Contagem e projecção oficial
Até às 19h deverão estar contados 20% dos votos e até às 21h a contagem já deverá ter abrangido mais de 50% dos votos – altura em que é previsível que se conheça a primeira projecção oficial do resultado. Perto da meia-noite, 2h da manhã em Atenas portanto, já 90% dos votos estarão contados.
Eleitores
Para que o referendo seja considerado válido terá que registar a participação de pelo menos 40% dos eleitores. As sondagens dos últimos dias têm apontado para uma participação a rondar os 80% a 85% dos eleitores. Ao todo há 9,85 milhões de eleitores registados para o referendo.
Sondagens
Esta sexta-feira foi o último dia para a publicação de sondagens, que no dia anterior ao acto já não podem ser divulgadas. As últimas sondagens desta sexta-feira apontavam para um resultado muito equilibrado e extremamente dependente dos indecisos:
A da Alco atribui 44,8% para o "Sim", 43,4% para o "Não" e 11,8% de indecisos.
Numa sondagem para o jornal "Avgi" publicada também esta sexta-feira, o "Sim" surgia com 42,5% e o "Não" com 43% e um total de 9% de indecisos.
Já uma sondagem divulgada ao início da noite de sexta-feira, da Ipsos, refere 44% para o "Sim" e 43% para o "Não", com 12% de indecisos
A pergunta
Tem estado no centro de algumas discussões, dada a sua complexidade. No boletim de voto, os gregos encontrarão a seguinte pergunta: "Deverá ser aceite o projecto de acordo que foi apresentado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25 de Junho e que consiste em duas partes que constituem uma proposta unificada? O primeiro documento intitula-se 'Reformas para a Conclusão do Presente Programa e Mais Além' e o segundo 'Análise Preliminar à Sustentabilidade da Dívida'"