Cinco distritos de Portugal continental estão este sábado sob aviso laranja e outros sete a amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a última actualização de informação do IPMA, realizada às 04:50, estão sob aviso laranja os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Também devido ao tempo quente, estão sob aviso amarelo os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro.
O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas actividades que dependem do estado do tempo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para este sábado em Portugal Continental tempo quente, com céu geralmente limpo, e uma pequena subida de temperatura, em especial da máxima.
O vento estará em geral fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde.
O IPMA adianta que a previsão de tempo quente, em especial na região sul de Portugal continental, se deve a um “anticiclone que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia e que transporta na sua circulação uma massa de ar quente e seca”.
Haverá, por isso, uma subida gradual de temperatura, em especial da máxima, com os valores mais elevados a ocorrerem no domingo e na segunda-feira
Lusa