Grécia. Cimeira extraordinária segunda-feira

Grécia. Cimeira extraordinária segunda-feira


Depois de o Eurogrupo ter terminado sem acordo, são os chefes de governo que se reúnem para discutir o futuro da Grécia.


A reunião do Eurogrupo, no Luxemburgo, terminou sem acordo sobre a Grécia, mas há já novo encontro agendado para a próxima segunda-feira, desta vez com os chefes de governo dos Estados-membros.

Segundo a agência Reuters, os líderes europeus preferiram não esperar pelo conselho marcado para quinta-feira, que já estava previsto, e agendaram uma cimeira para voltar a debater a eventual bancarrota da Grécia.

Segundo o jornal alemão “Zeit”, a proposta que os credores apresentaram ontem passa pela extensão do programa actual até Dezembro de 2015 com empréstimo de 10 mil milhões até agora guardados para a recapitalização da banca. O FMI não volta a emprestar dinheiro. O BCE vai também permitir que os bancos gregos possam comprar outros 2 mil milhões de euros de dívida soberana.

O jornal avança também que os credores propõem um terceiro resgate com alívio da dívida e com novos empréstimos a começarem em 2016.