Palácio do Correio Velho.  O que acontece antes de o martelo bater

Palácio do Correio Velho. O que acontece antes de o martelo bater


É a primeira vez que a obra de um artista português vivo é classificada. 


Maldita greve esta que provoca o caos na capital, em forma de buzinadelas irritantes e filas de trânsito que tapam a fachada dos prédios típicos. Porém, o número 38A da Calçada do Combro não é de cair nessas cantigas. À equação de belo efeito – e a requerer tampões nos ouvidos – juntem-se as obras a decorrer num dos lados do imóvel. Nada a fazer, é hora de avançar por entre as portas do Palácio do Correio Velho, leiloeira que nasceu em 1989 e é considerada uma das mais prestigiadas de Portugal.

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É aqui que, durante dois dias, a pintura “O Almoço do Trolha”, de Júlio Pomar, vai estar à espera de ser licitada, a partir de hoje. Tudo coisa digna de registo, momento histórico, ou não fosse esta a primeira vez que um artista vivo vê uma obra sua ser classificada. Falamos de 300 mil euros, base de licitação definida pela família e pelo Palácio do Correio Velho. Coisa pouca, portanto.

ISTO É UMA LEILOEIRA? A resposta é sim. Seja como for, a avaliar pelo que observamos, a pergunta que serve este subtítulo é legítima. O átrio é digno de palácio, perdemo-nos a tentar definir estilos arquitectónicos e correntes artísticas, até que chegamos à recepção, onde quase podíamos ser considerados membros da nobreza. Talvez seja exagero nosso, talvez a presença de assessores de imprensa seja apenas a amostra de uma empresa em pleno funcionamento, estruturada, que tem a ousadia de nos transportar para tempos idos – no entanto, tudo aqui segue as regras da contemporaneidade.

O protocolo dita que um dos administradores, Sebastião Pinto Ribeiro, nos venha receber e nos guie até ao seu escritório, onde a conversa se estende antes do roteiro da praxe com que iremos perceber a dinâmica do lugar. É aí que o mesmo nos conta que o Palácio do Correio Velho surgiu por uma falta de tradição do mundo dos leilões em Portugal, daí que o seu pai e presidente, João Pinto Ribeiro, tenha decidido avançar.

“O meu pai já era antiquário em 1989, quando lançámos a empresa. Sentiu que podia haver uma lacuna neste meio, que podia ser preenchida. Estreámo-nos com o leilão da biblioteca do rei D. Carlos, que tem uma grande importância histórica, e por aí fomos prosseguindo.”

Enredo de 26 anos que, entre recordes de vendas e histórias caricatas, foi sendo descrito por Sebastião. Ao lado, Sérgio Seabra de Sousa, 54 anos, administrador há um, desde que foi convidado para o cargo depois de ocupar a direcção financeira da empresa, escuta com atenção. Afinal percorre estes corredores desde o surgimento da empresa.

“O convite da administração foi como para assinalar das minhas bodas de prata aqui na empresa. É muito interessante, porque como estou cá desde o início assisti à construção da identidade, ao pensar a empresa. E, sendo a minha área a dos números, já sei distinguir uma faiança de uma porcelana”, diz em tom de brincadeira, discurso que a assessora refuta: “O Sérgio está a ser modesto.”

A ARTE DE AVALIAR Tem muito que se lhe diga. No entanto, façamos disto uma visita realista e para tal convém explicar que antes de chegarmos ao departamento de avaliação passámos pelo gabinete de João Pinto Ribeiro, onde uma mesa redonda tem espaço para albergar tudo, dos catálogos empilhados ao computador portátil e a uma calculadora. O presidente não se encontra por aqui, mas a paisagem não está vazia, uma senhora trata de limpar dois espelhos de significativa dimensão para os mudar de local temporariamente. Logo a seguir o aspecto da casa muda.

 É que no departamento de avaliação há peças a monte; não queremos com isto falar em desarrumação, mas antes em quantidade. Também aqui nos deparamos com algo que parece fazer parte da orla do Palácio do Correio Velho. Falamos dos dossiês de todas os tamanhos e cores, que figuram por norma no topo das estantes, porque não se pode esquecer a necessidade de arquivar. Tudo tem de estar à mão de consultar. 

Sara Andrade, 41 anos, é aquele género de pessoa que não se importa de nos dispensar dois minutos. O problema foi quando reparou no tamanho da objectiva do fotógrafo. Nada que soltar o cabelo e olhar para o computador não tenha resolvido. No entanto, a conversa é preciosa, já que foi Sara quem tratou do processo de avaliação de “O Almoço do Trolha”. “Vim estagiar para aqui há 15 anos, com uma passagem pela Sotheby’s, em Londres.

É uma rotina muito variada, neste caso, da obra do Pomar. A relação com a cliente começou há um ano e meio. Já leiloámos outras peças da família, mas quando me deparei com o quadro na casa da cliente não referi nenhum valor, não iria fazer isso sem falar com o presidente. Mal o Sr. Pinto Ribeiro viu a fotografia, quis ir ver a peça, ou seja, fui duas vezes à casa da cliente no mesmo dia”, conta a sorrir.

ZOOM NECESSÁRIO Abandonamos por agora o lugar para onde as peças vêm quando chegam ao palácio. Seguimos a viagem pela ordem estabelecida pelas mesmas, que saem da avaliação para a fotografia, onde Daniel Viana Martins, 45 anos, e Gonçalo Resende, de 35, focam as suas lentes num móvel.

O pequeno estúdio podia servir as medidas de uma modelo sensual, mas aqui o valor é outro. “Primeiro temos de perceber se as peças estão prontas para ser fotografadas, ou se têm algum defeito que precisamos de corrigir. Depois é o valor da peça que influencia o maior ou menor pormenor que temos da mesma. Após a fotografia há a edição, que também está a nosso cargo”, conta.

É ainda o mesmo Daniel que nos atenua a curiosidade e que assegura que há técnicas distintas para os mais diversos materiais. “Por exemplo, a prata tem de ser fotografada dentro de um cubo, tudo para que não haja reflexão.” Sempre a aprender, ainda temos tempo para passar pela paginação, por todas as áreas desta casa, afinal. 

No fim vemos a exposição que apresenta o leilão a ser desmontada, libertar a sala para que tudo decorra nos conformes e a tempo e horas: as licitações começam hoje às 19h30. Aí encontrámos António Marques, 52 anos, que há 20 é uma espécie de faz-tudo no Palácio do Correio Velho. Por agora leva quadros para os armazéns e para as rotativas para nos contar a sua história.

“Antes de vir para aqui era barman, quando aqui cheguei não fazia ideia do que era um Pomar, do que era um Malhoa. Foi muito interessante ir ganhando essas noções, estamos sempre a aprender”, explica. Tal qual o que se passou connosco nesta manhã, daí que assinemos por baixo desta postura de António. Dito e feito.