Coreografia “Tábua Rasa” tem hoje estreia mundial no Teatro Camões

Coreografia “Tábua Rasa” tem hoje estreia mundial no Teatro Camões


A coreografia “Tábua Rasa”, criada e interpretada por Xavier Carmo e Henriett Ventura, da Companhia Nacional de Bailado (CNB), e pelos bailarinos António Cabrita e São Castro, da associação Vo’Arte, estreia-se esta quinta-feira, em Lisboa.


De acordo com a CNB, o espectáculo, resultado de uma coprodução das duas companhias, será apresentado hoje, sexta-feira e no sábado, no palco do Teatro Camões, sempre às 21:30.

O processo de criação de "Tábua Rasa" teve início em 2014, com duas residências artísticas nos estúdios da CNB, e estreia-se com cenário assinado pelo arquitecto e cenógrafo Wilson Galvão e com figurinos de Nuno Nogueira.

"Tábua Rasa" tem origem no latim – 'tabula rasa' -, expressão que correspondia a uma tábua de cera onde nada estava escrito. Os empiristas, ao fazerem uso desta expressão, propagaram-na, como ponto de partida, chegando aos dias de hoje.

O mote foi usado pelos artistas para se juntarem e partilharem, com base na descoberta física através da dança, as influências artísticas, partilha de critérios, linguagens distintas e flexíveis.

Com sede em Lisboa, a Associação Vo'Arte é a organizadora do festival InShadow, dedicado sobretudo à vídeo dança, mas tem vindo também a explorar a intersecção da dança com as novas tecnologias.

Lusa