O vice-presidente do PSD Marco António Costa explicou hoje que as jornadas conjuntas com o CDS, que arrancam dia 19, visam apresentar ao país informações “vitais” para o futuro colectivo de Portugal e as estratégias de investimento dos dois partidos.
“São estas informações que são vitais para o nosso futuro colectivo que estas jornadas levarão em conjunto a todo o país”, afirmou o social-democrata, durante um debate no Porto sobre o poder autárquico no feminino, organizado pela distrital do PSD/Porto, que já liderou.
Marco António Costa lembrou que o trabalho do Governo, nos últimos anos, “tem sido difícil” mas “feito com sentido de responsabilidade”, não só pelo PSD, mas também pelo CDS-PP, que “tem tido um papel importante neste trabalho”.
“E é por isso que os dois partidos realizarão, a partir do dia 19 de fevereiro, as jornadas do investimento (…) que tornarão possível levar a todo o país os membros do Governo e os dirigentes dos dois partidos que, em conjunto, em sessões conjuntas realizadas pelos dois partidos, apresentarão a nossa estratégia de investimento para o futuro”, disse.
As jornadas servirão assim para mostrar, entre outros, o que os dois partidos pensam “sobre o plano estratégico de transportes e infra-estruturas” e o que pensam fazer para investir na força económica do país e na capacidade exportadora “que se tem revelado extraordinária”.
Pretendem também “explicar como é que o próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) Portugal 2020, com mais de 25 mil milhões de euros, irá capacitar esta capacidade de investimento e potenciar um factor multiplicador desse investimento para o futuro”.
O vice-presidente do PSD destacou ainda que será falada a “ambição” e “aspiração” dos partidos em “investir no capital humano”, nas competências dos portugueses, também na “coesão territorial, acabando com a diferenciação”, e ainda na coesão social, já que, “pela primeira vez, haverá um QCA que tem investimento na coesão social como um programa operacional temático único, centrado em objectivos concretos”.
“Numa palavra: aspiramos. Aspiramos a ter uma sociedade mais produtiva, em que o crescimento que temos tido económico dos últimos anos continue a acontecer de forma sustentada e crescente, aspiramos a uma capacidade económica que seja inovadora, modernizada, diferenciada e capaz de exportar e de gerar riqueza, mas também de fomentar o emprego”, salientou.
“O PSD e o CDS-PP realizarão, a partir do dia 19 de fevereiro, até ao final do mês, sessões políticas conjuntas, sob o lema Jornadas do Investimento. A sessão inaugural será a 19 de fevereiro e contará com a participação de ambos os líderes partidários”, lê-se em nota conjunta do PSD e do CDS-PP, estando ainda por determinar o local do primeiro encontro das jornadas, segundo fonte contactada pela agência Lusa.
As várias sessões, além da inaugural com o primeiro-ministro, Passos Coelho, e o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, vão decorrer em diversos pontos do país e “contarão com a participação de dirigentes de ambos os partidos e ainda de membros do Governo”.