Taxas de juro das Euribor caem em todos os prazos


As taxas Euribor desceram hoje a três, seis, nove e doze meses em relação a segunda-feira. A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, caiu 0,002 pontos face ao dia anterior, para os 0,168%. Já no prazo dos três meses recuou 0,002 pontos, para 0,073%, em relação à véspera.…


As taxas Euribor desceram hoje a três, seis, nove e doze meses em relação a segunda-feira.

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, caiu 0,002 pontos face ao dia anterior, para os 0,168%.

Já no prazo dos três meses recuou 0,002 pontos, para 0,073%, em relação à véspera.

No prazo dos nove meses, a taxa desceu 0,001 pontos, para os 0,240%, fixando-se num novo mínimo histórico.

Também a 12 meses, a Euribor caiu para os 0,319%, menos 0,002 pontos percentuais face a segunda-feira.

Os analistas mantêm-se hoje muito atentos a qualquer notícia ou rumor sobre a reunião do Banco Central Europeu (BCE) que se realizará no dia 22 de janeiro, até porque a situação política na Grécia tem vindo a pressionar os mercados, que se mostram nervosos.

A 04 de dezembro, o BCE manteve inalteradas as taxas de juro, mas o presidente da instituição, Mario Draghi, voltou a deixar antever que aquela entidade monetária se prepara para comprar dívida soberana em grandes quantidades, caso as medidas adoptadas até agora não sejam suficientes e as perspectivas da inflação piorem.

A taxa de juro directora está no mínimo histórico de 0,05% desde 04 de setembro passado, quando, além de descer a taxa, o BCE anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Com Lusa