João Sousa a caminho de recorde já esperado


Novak Djokovic venceu o ATP World Tour Finals e a época de ténis acabou oficialmente. O ATP divulgou a última actualização de ranking esta terça-feira e João Sousa confirmou aquilo que já se esperava: o 49.º lugar na tabela será a melhor posição de sempre de um português a acabar uma temporada. Não está fora…


Novak Djokovic venceu o ATP World Tour Finals e a época de ténis acabou oficialmente. O ATP divulgou a última actualização de ranking esta terça-feira e João Sousa confirmou aquilo que já se esperava: o 49.º lugar na tabela será a melhor posição de sempre de um português a acabar uma temporada.

Não está fora de hipótese que a classificação sofra alterações pontuais até final de Dezembro, mas é garantido que o lugar de João Sousa será melhor que o 68.º de Rui Machado em 2011 e que o 69.º de Frederico Gil em 2010.

O tenista vimaranense teve uma excelente recta final de época que lhe valeu o apuramento para a terceira ronda do US Open (derrota com Novak Djokovic na sessão nocturna do Arthur Ashe Stadium), as meias-finais no torneio de São Petersburgo (derrota com Guillermo García-López) e o título em Kuala Lumpur, ao vencer o francês Julien Benneteau na final por 2-6, 7-5 e 6-4.

Os resultados alcançados durante toda a época valeram-lhe quase meio milhão de dólares em prémios (494 006) e a melhor posição da carreira, ao subi ao 47.º posto na última semana de Outubro. Há precisamente um ano, João Sousa era apenas 99.º

A carreira do tenista formado em Barcelona tem demonstrado uma subida gradual. Na última classificação de cada temporada, João Sousa foi 192.º em 2011,  244.º em 2010 e 443.º em 2009.

Nos lugares cimeiros do ranking ATP, o único destaque vai para a subir de Roger Federer para o sexto lugar, por troca directa com o checo Tomas Berdych.