Proprietário do Grupo Virgin e filhos serão os primeiros em passeio de turismo espacial


O proprietário do Grupo Virgin, Richard Branson, e os seus dois filhos serão os primeiros passageiros do projeto de turismo espacial, Virgin Galactic, que vai iniciar operações no final de 2013, anunciou hoje o empresário britânico. Branson, de 61 anos, fez o anúncio durante a feira aeronáutica Farnborough Air Show, que acontece até domingo em…


O proprietário do Grupo Virgin, Richard Branson, e os seus dois filhos serão os primeiros passageiros do projeto de turismo espacial, Virgin Galactic, que vai iniciar operações no final de 2013, anunciou hoje o empresário britânico.

Branson, de 61 anos, fez o anúncio durante a feira aeronáutica Farnborough Air Show, que acontece até domingo em Hampshire, na Inglaterra.

O multimilionário e os seus filhos Sam, de 27 anos, e Holly, de 30 anos, participarão na primeira viagem ao espaço na nave SpaceShipTwo (SS2), num voo que subirá a cerca de 96 quilómetros da Terra.

A SS2 já tem uma lista de 529 candidatos a lugares em próximas viagens, ao preço de cerca de 200 mil dólares por passageiro.

A nave espacial será lançada no ar, a partir do avião WhiteKnightTwo, que descolará de um aeroporto especialmente construído no Novo México, sul dos Estados Unidos, pelo arquiteto inglês, Norman Foster.

O WhiteKnightTwo levará a SS2, com seis passageiros e dois pilotos a bordo, até aos 15.240 metros de altura, ponto em que a SS2 iniciará o voo autónomo.

Branson e outros 120 futuros turistas espaciais posaram hoje para as câmaras diante de uma réplica da nave do programa Virgin Galactic, na feira aeronáutica.

O magnata também anunciou que o avião WhiteKnightTwo servirá também como veículo de apoio para outra nave espacial, a LauncherOne, que transportará pequenos satélites para o espaço por um preço mais económico.

A Virgin Galactic, a primeira companhia aérea espacial comercial do mundo, diz que várias empresas já manifestaram interesse em utilizar o LauncherOne.

Nomes como os dos atores Tom Hanks, Brad Pitt e Angelina Jolie, estão a ser apontados como estando inscritos para as viagens espaciais.

O WhiteKnightTwo já completou 80 voos de teste e a autoridade de aviação norte-americana já concedeu ao projeto permissão para fazer um lançamento experimental.