Carro 100% eléctrico da Toyota chega a Portugal até ao final de 2012


Carro 100 por cento elétrico da Toyota chegará a Portugal até ao final de 2012, com um programa de comercialização limitado, fundamentalmente dirigido a clientes empresariais, tendo o protótipo feito os primeiros testes de compatibilidade na Europa em Portugal. Uma equipa da Toyota Japão esteve nos últimos dias na Efacec, na Maia, para testar o…


Carro 100 por cento elétrico da Toyota chegará a Portugal até ao final de 2012, com um programa de comercialização limitado, fundamentalmente dirigido a clientes empresariais, tendo o protótipo feito os primeiros testes de compatibilidade na Europa em Portugal.

Uma equipa da Toyota Japão esteve nos últimos dias na Efacec, na Maia, para testar o protótipo do iQ EV, o elétrico citadino da marca, em matéria de compatibilidade do modelo com os pontos de carga rápida existentes (para abastecer), tendo isto sido o primeiro teste feito na Europa.

Numa apresentação limitada a alguns órgãos de comunicação social, Osamu Yumita, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia elétrica da Toyota Japão, garantiu que todos os testes estão terminados e está tudo "100 por cento ok", adiantando esperar que, na Europa, o carro vá para as ruas "ainda este ano".

O diretor de divisão de marketing e vendas da Toyota Caetano Portugal, Filipe Sousa Campos, avançou que, no caso de Portugal, está previsto que a viatura entre "até ao final do ano", mas "ainda com um programa de comercialização limitado e focalizado em clientes empresariais".

Questionado sobre o momento em que o carro 100 por cento elétrico da marca poderá chegar ao público em geral, o responsável afirmou que "depende muito da reação do próprio mercado, do desenvolvimento da infraestrutura e da recetividade dos clientes".

"Preparando a introdução da viatura no final deste ano, estiveram a fazer testes de compatibilização (…) com o sistema de carga rápida existente em Portugal para que, quando introduzirmos o carro, de facto tudo esteja pronto e apto a funcionar corretamente", explicou Filipe Sousa Campos sobre os testes que ocorreram na Efacec nos últimos dias.

Sobre a escolha da Toyota Japão para fazer os primeiros testes de compatibilidade na Europa ter recaído sobre Portugal, o responsável justificou que o nosso país, "pelas iniciativas que o Governo tem desenvolvido ao nível de energias renováveis e mobilidade elétrica" está "bastante avançado nesta temática".

"Também a Toyota Caetano Portugal tem apostado bastante neste tipo de soluções. Fomos mesmo um dos pioneiros no programa de testes dos Prius Plug-in, outra tecnologia que temos desenvolvido e que iremos comercializar a partir de meados deste ano e que complementa a oferta de viaturas eficientes e ambientalmente responsáveis", acrescentou.

Pelo lado da Efacec, o diretor Pedro Silva entende o pedido da Toyota para verificar a compatibilidade com os sistemas de carga rápida como um "reconhecimento" daquilo que a empresa "tem feito nesta área", manifestando uma grande satisfação por esta escolha.

"Portugal, com o projeto MOBI.E, acabou por ser um dos países pioneiros aqui na Europa em rede de abastecimento. A Efacec tem colaborado desde o início e isso permitiu-nos dar o salto e neste momento trabalhar quer em Portugal, quer no estrangeiro e, por exemplo, ao nível de carga rápida somos provavelmente a empresa líder a nível mundial", enfatizou.

Para o iQ EV, que utiliza baterias de lítio, estima-se uma autonomia de 105 quilómetros, demorando aproximadamente três horas a carregar em modo normal.

O modo de carregamento rápido poderá ser feito em cerca de 15 minutos, ficando carregada 80 por cento da capacidade total da bateria.