Carro 100 por cento elétrico da Toyota chegará a Portugal até ao final de 2012, com um programa de comercialização limitado, fundamentalmente dirigido a clientes empresariais, tendo o protótipo feito os primeiros testes de compatibilidade na Europa em Portugal.
Uma equipa da Toyota Japão esteve nos últimos dias na Efacec, na Maia, para testar o protótipo do iQ EV, o elétrico citadino da marca, em matéria de compatibilidade do modelo com os pontos de carga rápida existentes (para abastecer), tendo isto sido o primeiro teste feito na Europa.
Numa apresentação limitada a alguns órgãos de comunicação social, Osamu Yumita, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia elétrica da Toyota Japão, garantiu que todos os testes estão terminados e está tudo "100 por cento ok", adiantando esperar que, na Europa, o carro vá para as ruas "ainda este ano".
O diretor de divisão de marketing e vendas da Toyota Caetano Portugal, Filipe Sousa Campos, avançou que, no caso de Portugal, está previsto que a viatura entre "até ao final do ano", mas "ainda com um programa de comercialização limitado e focalizado em clientes empresariais".
Questionado sobre o momento em que o carro 100 por cento elétrico da marca poderá chegar ao público em geral, o responsável afirmou que "depende muito da reação do próprio mercado, do desenvolvimento da infraestrutura e da recetividade dos clientes".
"Preparando a introdução da viatura no final deste ano, estiveram a fazer testes de compatibilização (…) com o sistema de carga rápida existente em Portugal para que, quando introduzirmos o carro, de facto tudo esteja pronto e apto a funcionar corretamente", explicou Filipe Sousa Campos sobre os testes que ocorreram na Efacec nos últimos dias.
Sobre a escolha da Toyota Japão para fazer os primeiros testes de compatibilidade na Europa ter recaído sobre Portugal, o responsável justificou que o nosso país, "pelas iniciativas que o Governo tem desenvolvido ao nível de energias renováveis e mobilidade elétrica" está "bastante avançado nesta temática".
"Também a Toyota Caetano Portugal tem apostado bastante neste tipo de soluções. Fomos mesmo um dos pioneiros no programa de testes dos Prius Plug-in, outra tecnologia que temos desenvolvido e que iremos comercializar a partir de meados deste ano e que complementa a oferta de viaturas eficientes e ambientalmente responsáveis", acrescentou.
Pelo lado da Efacec, o diretor Pedro Silva entende o pedido da Toyota para verificar a compatibilidade com os sistemas de carga rápida como um "reconhecimento" daquilo que a empresa "tem feito nesta área", manifestando uma grande satisfação por esta escolha.
"Portugal, com o projeto MOBI.E, acabou por ser um dos países pioneiros aqui na Europa em rede de abastecimento. A Efacec tem colaborado desde o início e isso permitiu-nos dar o salto e neste momento trabalhar quer em Portugal, quer no estrangeiro e, por exemplo, ao nível de carga rápida somos provavelmente a empresa líder a nível mundial", enfatizou.
Para o iQ EV, que utiliza baterias de lítio, estima-se uma autonomia de 105 quilómetros, demorando aproximadamente três horas a carregar em modo normal.
O modo de carregamento rápido poderá ser feito em cerca de 15 minutos, ficando carregada 80 por cento da capacidade total da bateria.