21/11/17
 
 
Caco, o Original. Agora já não precisa de ir ao pão à Madeira

Caco, o Original. Agora já não precisa de ir ao pão à Madeira

01/04/2015 00:00
0

Numa viagem à Madeira, Paulo Pedrosa reparou que várias pessoas encomendavam bolo do caco para as horas mais próximas do avião para o Continente. "Pediam que estivesse pronto perto da hora do regresso, para ainda chegar fresco a casa", conta. Foi essa também uma das razões que o levaram a montar um negócio em que o prato principal é o bolo do caco. Para que não seja preciso ir à Madeira comprar pão.

A ideia do projecto começou há 17 anos, muito antes de pegar a moda de servir atuns, pregos, hambúrgueres e tudo o que se possa imaginar em bolo do caco. "Partiu de uma viagem de amigos à Madeira quando tinha 18 anos. "Todos gostámos de bolo do caco e sempre fiquei com a ideia de abriu um negócio cá no Continente dedicado a isso", recorda.

Ficou tudo em águas de bacalhau, até porque nessa altura não tinha "nem idade, nem capital suficiente para montar um negócio". Só o ano passado conseguiu juntar os sócios - que também são sócios de uma outra empresa - para concretizar o sonho antigo.

Caco, o Original, assim se chama a marca, viu a sua primeira loja abrir o ano passado no Centro Comercial Maringá, em Leiria. O nome prestava-se a franchisings - ou não estivéssemos em tempos de gins e bolos do caco - e o que começou como uma loja em Leiria foi-se expandindo para o resto do país, das feiras gastronómicas a uma loja em Faro.

O ano passado, em Novembro, chegavam ao Mercado da Ribeira antes mesmo de abrirem a sua loja principal em Lisboa, a de Benfica, onde fica a fábrica. É aí que a carne das desfiadas, as novas sandes servidas na loja de Campo de Ourique, que abriu na quinta-feira passada, ficam entre "12 e 14 horas no forno".

Em breve abrirá mais uma loja do Caco em Coimbra e outra em Torres Vedras. Por enquanto, a mais recente fica em Campo de Ourique, onde Joel, o responsável, espera que nos próximos dias a fila se estenda rua fora - e atenção que estamos a falar da Rua Ferreira Borges.

O espaço não é muito e talvez por isso a maior parte dos clientes peça sandes para levar para casa. "Ou bolo do caco com manteiga de alho, uma receita original para servir num jantar com os amigos", acrescenta Paulo.

O nome faz jus ao bolo do caco, é mesmo original, até porque Paulo e os outros responsáveis da empresa (ao todo são sete pessoas ligadas à marca) estiveram uma semana na Madeira a comer bolo do caco e a aprender tudo sobre esta receita de pão de trigo. "E continuamos a gostar."

Na nova loja de Campo de Ourique recomendam-se as sandes desfiadas com Queijo da Serra cortado à nossa frente (a 4,45 euros), ou sem queijo (3,45 euros). O bolo do caco também pode ser recheado com chouriço, bacon e queijo ou fiambre e queijo (2,95 euros) ou ser servido só com manteiga de alho, como na Madeira (3,45 o grande, 1,75 o pequeno). Para empurrar há sumos naturais e limonadas e quem ainda ficar com fome pode provar ou levar para casa uma mousse (1,50 euros).

A moda do bolo do caco está longe de passar - a marca até tem a ambição de se internacionalizar - e se a vai seguir à risca, pelo menos que coma o bolo original.

Caco, o Original. Rua Ferreira Borges, 149 C, Lisboa. Todos os dias, das 11h00 às 20h00

Outras lojas

Benfica

Estrada de Benfica, 540 B, Lisboa

Segunda a quinta, das 9h00 às 22h30. Sexta e sábado, das 9h00 às 23h00. Domingos, das 9h00 às 22h30

Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira, Av. 24 de Julho, Lisboa. Domingo a quinta, das 10h00 às 00h00. Sexta e sábado até às 2h00

Leiria - Quiosque

Largo Cónego Maia (junto à Zara), Leiria. De segunda a quinta, das 11h00 às 20h00. Sexta e sábado, das 11h00 às 00h00. Domingos e feriados das 12h30 às 20h00

Leiria - Maringá

Centro Comercial Maringá. De segunda a quarta, das 8h30 às 22h00. De quinta a sábado das 8h30 às 00h00. Domingos e feriados das 10h00 às 22h00

Faro

Rua Conselheiro Bívar, 42, Faro

Domingo a quarta, das 9h00 às 23h00. De quinta a sábado das 9h00 às 23h00

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×